ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Muitas pessoas sentem alguns problemas com reflexos na boca como estalos, dores para mastigar, entre outros, e não sabem do que se trata e, muitas vezes, nem onde procurar ajuda. Mastigação ruim ou só de um lado, mastigar com a boca aberta, dificuldade em triturar alimentos são alguns dos problemas que podem ser resolvidos pela Ortopedia Funcional dos Maxilares – especialidade da Odontologia que entra em ação quando alguma alteração no funcionamento da boca é diagnosticada.
Ortopedia Funcional dos Maxilares é um modo diferente de tratar as necessidades no uso de aparelhos, fazendo uso de aparelhos móveis e soltos dentro da boca, que agem na parte superior e inferior, é um tratamento que pode e deve começar quando indicado (mesmo na dentição de leite, quando as necessidades são menores e os resultados são melhores). É uma maneira de tratar sem dor, sem risco para raízes dos dentes permanentes e os ossos onde os dentes estão situados. A Ortopedia Funcional dos Maxilares pode, também, tratar de problemas da articulação temporo-mandibular. Trata dos músculos e do funcionamento correto da boca. Na ortopedia funcional podemos iniciar o tratamento durante a dentição de leite, daí ser muito raro indicarmos a extração de dentes permanentes, pois que tratamos com o crescimento natural da boca e do organismo.
Mordidas cruzadas uni ou bilaterais, crescimento insuficiente da mandíbula (parte inferior da boca), crescimento em excesso da mandíbula (pessoa ¨queixuda¨), respirador bucal, problemas/estalos na ATM, apinhamento de dentes de leite ou na troca de dentição, a falta de espaço para os dentes permanentes são sintomas mais frequentes que mostram a necessidade de procurar um especialista em Ortopedia Funcional.Os problemas funcionais e suas consequências morfológicas podem ser diagnosticados e tratados com Ortopedia Funcional dos Maxilares em idades mais avançadas, inclusive adultos. Um tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares adequado vai proporcionar à pessoa melhora sensível na qualidade de vida de um modo geral, com uma melhor mastigação, com isso aproveita-se mais e melhor os nutrientes da alimentação; digestão melhor e sem dificuldades; possibilidade concreta de se alimentar fazendo uso de alimentos e não de produtos industrializados/pasteurizados/processados/picados/cozidos. Outro benefício do tratamento é a melhora da capacidade de respiração pelo nariz. O tratamento também pode influir positivamente na diminuição e mesmo no controle do ronco e da apnéia.
A ortopedia funcional dos maxilares só atende a crianças e adolescentes. A idade ideal é por volta dos 2 ou 3 anos de idade, mas os problemas funcionais e suas consequências morfológicas podem ser diagnosticados e tratados pela Ortopedia Funcional dos Maxilares em idades mais avançadas, inclusive adultos.
Os tratamentos não são terminados somente com o seu uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *