MUCOCELE

 

 

Mucocele ou fenômeno de retenção de líquido é uma lesão cística benigna, com saliva em seu interior, relacionada a trauma local e obstrução de glândulas salivares menores.Geralmente, ocorre no lábio inferior de crianças e adolescentes, e apresenta-se clinicamente como uma bolha, de cor igual à mucosa adjacente ou azulada, e seu tamanho varia de 1 mm à centímetros. É assintomática, e muitas vezes há o rompimento espontâneo. Porém, se houver várias recorrências é necessário o tratamento cirúrgico para remoção das glândulas salivares adjacentes. O objetivo deste trabalho é apresentar a remoção cirúrgica de uma lesão de mucocele em lábio inferior de um adolescente de 17 anos de idade.

As glândulas salivares menores são as que ficam mais vulneráveis à condição. Na grande maioria das vezes, a mucocele é o resultado de mordidas que mucocelelevam ao rompimento de glândulas na região, sendo que, mesmo após rompido o conduto salivar, a glândula continua secretando saliva, o que dá o aspecto de bolha à lesão.
Depois de estabelecido o diagnóstico é preciso que o tratamento mais adequado tenha início. Algumas mucoceles acabam melhorando espontaneamente, sem que haja necessidade de qualquer intervenção ou tratamento. Entretanto, o diagnóstico é fundamental, para que se exclua a possibilidade de um tumor maligno.

Quando necessário, o tratamento envolve remoção da glândula afetada por meio de uma cirurgia, assim como das glândulas menores que estejam circundando a região. Recidivas são frequentes, por isso é aconselhável remover por completo a glândula salivar afetada, assim como as outras pequenas da região.

A mucocele pode durar dias ou anos, podendo haver ocasionalmente crises de inchaço. Portanto, não hesite em procurar por um profissional para colocar um fim à condição. O tratamento, quando bem feito, é efetivo e o prognóstico é normalmente positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *