RETRAÇÃO GENGIVAL

O deslocamento da gengiva, conhecido como retração gengival. São muitas as possíveis causas para o problema — ele pode ocorrer em apenas um dente como também em vários ao mesmo tempo.
Pode não parecer, mas a retração gengival pode acontecer até mesmo em pessoas com bons hábitos de higiene e uma boca saudável. O problema é bastante comum e diz respeito à contração da gengiva em direção à raiz do dente, o que deixa a dentina exposta. As principais causas do problema são:
-Traumatismo por escovação (ou escova dura ou força na escovação)
-Inflamação gengival
-Trauma oclusal
É importante estar atento aos primeiros sinais de que a retração gengival está acontecendo. Ao perceber qualquer exposição da dentina, é necessário procurar um profissional. Como na maioria dos problemas de saúde bucal, a principal forma de combater a retração é prevenindo para que ela nunca aconteça. Isso deve ser feito, principalmente, através da correta escovação, tendo bons hábitos de higienização, usando corretamente o fio dental e visitando um dentista periodicamente, pois o descuido pode comprometer para sempre a arcada dentária.
Além do fator estético, a retração pode provocar mau hálito, dor nos dentes, sangramentos na gengiva no momento da escovação e sensibilidade excessiva na região. O problema pode provocar também perda óssea ao redor do dente afetado e, ainda, caso seja ignorado, pode alcançar proporções maiores e ocasionar cada vez mais perda gengival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *