ODONTOLOGIA EM CACHORROS

 

O bom posicionamento e encaixe dos dentes ajuda a promover a saúde oral dos pets: garante conforto, melhor mastigação e aproveitamento dos alimentos, a auto limpeza dos dentes evitando acumulo de placa bacteriana e desenvolvimento da doença periodontal. Evita traumatismos. Um dente fora de posição pode causar traumas em gengiva, mucosa e céu da boca. Evita desgaste de outros dentes. Um dente fora da posição pode levar a atrito com outro dente levando a seu desgaste, com possível exposição da polpa levando a necessidade de tratamento de canal.

Os aparelhos ortodônticos em cães são um pouco diferentes dos nossos , mas a movimentação é a mesma. Podem ser aparelhos fixos (plano inclinado ) ou ativáveis (expansores). Brackets , fio ortodôntico e elásticos tem uma ação limitada devido ao tamanho reduzido dos dentes dos animais e comportamento deles.

As causas de todos esses problemas dentários em animais geralmente são hereditários e ou genéticos ; as vezes fatores externos como traumas e hábitos.

A necessidade de use de aparelho ortodôntico em animais acontece quando um um dente fora de posição causa um trauma na gengiva, ou no céu da boca, podendo levar até uma comunicação com o nariz; ou quando um dente oclui sobre outro podendo levar a um desgaste, pulpite, dor. Há casos em que o mau posicionamento dos dentes facilita o acúmulo da placa bacteriana levando a inflamação da gengiva e posterior perda do dente (doenca periodontal). Em outras situações pode haver dificuldade na mastigação e/ou apreensão do alimento. Em cães de trabalho e guarda a oclusão desbalanceada pode levar a predisposição de fraturas nos dentes. O que deve ser lembrado é que a estética deve ficar em segundo plano, a principal preocupação é com a saúde do paciente.

Tratamento deve ser rápido, pois não tem como higienizar os animais adequadamente e evitar acumulo de alimentos e problemas com tártaro e placas bacterianas. Em media de 3 a 4 meses.

Para optar pelo tratamento ortodôntico em animais deve-se avaliar o comportamento deles.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *